Dom Vilson Dias de Oliveira, DC (Bispo Emérito)
5º Bispo Diocesano | 2007 / 2019

Biografia

Dom Vilson Dias de Oliveira nasceu na cidade de Guaíra, SP, filho de João Dias de Oliveira e Elza Ataíde de Souza Oliveira. Ingressou no Seminário menor em 1970, na cidade de Guaíra, SP, dos Padres da Doutrina Cristã (Doutrinários), congregação da qual faz parte, inspirada no carisma do catequista francês o Bem-Aventurado Pe. César de Bus (1544-1607). Esta Congregação tem os seus padres e irmãos presentes na França, Itália, Brasil, Burundi e Índia.

Fez parte dos estudos filosóficos na cidade de Ponta Grossa, PR, nos anos de 1978 e 1979, na Escola “Mater Ecclesiae”, do Seminário Diocesano de Ponta Grossa, PR, concluindo os mesmos na FAI (Faculdades Associadas do Ipiranga), na cidade de São Paulo, SP. Fez Teologia no Instituto Teológico de São Paulo (ITESP). Mais tarde fez o Mestrado na área de Teologia Pastoral na Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, defendo a tese sobre “Catequese com Adolescentes”.

Fez os seus primeiros votos no dia 02/02/1978 (Guaíra, SP) e a Profissão Perpétua no dia 18/02/1982 (São Paulo). Ordenado Diácono no dia 28/08/1983 (S. Paulo) e ordenado presbítero no dia 22 de abril de 1984 (Guaíra, SP).

Tem 34 anos de ministério presbiteral. Exerceu este ministério nas seguintes cidades e funções: Pároco na cidade de Itá, SC (1985 a 1988), Xavantina, SC (1984) e São Domingos, SC, (1990-1994), pertencentes à Diocese de Chapecó, SC, no período de nove anos; em 1989 na cidade de Itanhaém (SP), foi Vigário Paroquial da Paróquia N. Senhora da Conceição, Diocese de Santos; reitor do Seminário Maior no Seminário N. Sra. de Fátima, dos Padres Doutrinários (1994-1996) e Pároco da Paróquia São Francisco de Sales em São Paulo (1994-1999), na Região Episcopal Ipiranga, da Arquidiocese de São Paulo.

Foi assessor da Dimensão Bíblico-Catequética da CNBB em Brasília, no período de quatro anos (final de 1999 a meados de 2003); foi Vigário Paroquial na Paróquia São João Batista, em Bertioga, SP, Diocese de Santos, no período de sete meses (2003) e, posteriormente, nomeado Pároco da Paróquia Nossa Senhora D’Ajuda, cidade de Ilhabela, SP, Diocese de Caraguatatuba, no dia 20 de dezembro de 2003.

Na Diocese de Caraguatatuba, Pe. Vilson assessorou a Comissão para a Ação Missionária e Cooperação Intereclesial nos campos do COMIDI (Comissão Missionária Diocesana) e PAMP (Projeto de Ação Missionária Permanente).

Com a transferência de Dom Fernando Mason, para a Diocese de Piracicaba, SP, a partir do dia 25/07/2005, foi escolhido para exercer a função de Administrador Diocesano até a vinda do novo bispo: Dom Antônio Carlos Altieri (05/11/2006), retornando ao seu trabalho de base em Ilhabela, no COMIDI e PAMP. No final de maio de 2007, foi escolhido para fazer parte do Colégio dos Consultores da Diocese de Caraguatatuba.

No dia 13 de junho de 2007, foi nomeado para Bispo da Diocese de Limeira, pelo Santo Padre Bento XVI. Esta nomeação foi transmitida ao mesmo no dia 25 de maio de 2007, na cidade de Aparecida, SP, durante a V Conferência do Episcopado da América Latina e do Caribe, pelo Exmo. Sr. Núncio Apostólico Dom Lorenzo Baldisseri. A sagração episcopal de Dom Vilson aconteceu no dia 1º de setembro de 2007, na Igreja Matriz de São Sebastião, em Guaíra, SP, sua cidade natal. Assim, iniciou o seu ministério episcopal, como 5º Bispo Diocesano da Diocese de Limeira, no dia 15 de setembro de 2007, em Limeira, SP.

Poucos meses após sua ordenação episcopal, Dom Vilson foi nomeado, em dezembro de 2007, Bispo Referencial da Pastoral da Comunicação no Regional Sul 1 da CNBB. Função que desenvolveu por quatro anos, deixando o setor de comunicação para assumir e exercer o mandato de Bispo Referencial da Catequese no Regional Sul 1, cargo que exerceu até julho de 2015. No período de 2012 a 2015, Dom Vilson respondeu como Presidente da Sub-Região Pastoral Campinas, que compreende as dioceses de Amparo, Bragança Paulista, Campinas, Limeira, Piracicaba e São Carlos. No atual mandato (julho 2015 – a julho 2019) é o Bispo Referencial da Pastoral da Comunicação do Regional Sul 1 da CNBB.

Dom Vilson exerceu seu ministério episcopal nos 16 municípios que compõem a área da Diocese, dando acompanhamento nas 97 Paróquias e 6 Quase-Paróquias desta porção do Povo de Deus. Através das pastorais, movimentos e serviços desta referida diocese, sempre procurando ser ponto de união para os diversos trabalhos, promovendo assim a instauração do Reino de Deus.

Em seu ministério episcopal, Dom Vilson: ordenou 64 presbíteros diocesanos (até dezembro de 2018) e 3 presbíteros religiosos (perfazendo um total de 67 novos padres); crismou em torno de 75 mil jovens; neste período foram criadas 53 novas paróquias; ordenou 23 diáconos permanentes e 64 diáconos transitórios que foram ordenados presbíteros diocesanos desde sua chegada nesta diocese de Limeira. As transferências dos padres deram uma nova dinâmica nos trabalhos pastorais desta diocese. No dia 15 de setembro de 2013, presidiu a ordenação episcopal do monsenhor José Carlos Brandão Cabral, presbítero do clero diocesano de Limeira, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua de Americana, bispo nomeado para a Diocese de Almenara, MG. Foi também o primeiro coordenante de Dom José Reginaldo Andrietta, nomeado Bispo Diocesano de Jales, SP, ordenado bispo no dia 27 de dezembro de 2015, em Americana, SP, na Basílica Santuário Santo Antônio de Pádua,.

Em  17  de maio de 2019, Dom VIlson tornou-se Bispo Emérito pela Diocese de Limeira, após Papa Francisco aceitar seu pedido de renúncia.